Estudantes do 1º período produzem podcast sobre violência de Estado e violações de direitos

22.08.2023

“Projeto vozes” foi desenvolvido no âmbito da disciplina Antropologia e Educação 2023.1

Ao pensar em formas de instigar sentidos e envolvimento de estudantes ingressantes no curso de graduação em Antropologia, a equipe docente da disciplina de “Antropologia e Educação” colocou um desafio coletivo: produzir um podcast como trabalho ao longo do primeiro semestre de 2023.

O resultado foi a produção do “Projeto Vozes”, que aqui apresentamos e divulgamos. Trata-se de um projeto experimental composto por nove episódios com o objetivo de divulgar discussões iniciais no diálogo entre a Antropologia e o campo dos direitos humanos.

A turma  foi dividida em nove grupos e cada um deles escolheu um tema específico buscando, através de uma curta pesquisa bibliográfica e documental e do diálogo com um/a interlocutor/a associado ao tema, identificar e explicitar diversas formas de manifestação da violência de Estado e de violações de direitos. 

Ao longo do semestre, foram organizadas oficinas de pesquisa bibliográfica e documental; de roteiro; de locução e de edição, para orientar e auxiliar os grupos na produção dos episódios Também foi disponibilizado o estúdio do LEMI/INCT-InEAC para a gravação. Aqui encontram as fotos dos dias de gravação. 

Por fim, todos participamos e decidimos, de forma coletiva, sobre o nome do programa e a identidade visual do mesmo, proposta e elaborada por um estudante da turma, João Wictor Lopes de Miranda.

A partir deste trabalho, os estudantes da disciplina vivenciaram uma experiência inicial de divulgação científica, buscando formas de comunicação e linguagens acessíveis e interessantes para além da academia. Da mesma forma, a partir da aproximação empírica aos temas, evidenciaram e apresentaram discussões sobre violações de direitos – ao território e identidade, à saúde, à vida, à integridade sexual, à liberdade religiosa, ao trabalho, à moradia, entre outros – ressaltando, desde o início da formação, o compromisso da perspectiva antropológica com as experiências e vivências das nossas interlocutoras e interlocutores e com a visibilização e explicitação das desigualdades sociais, étnico raciais, de gênero, geopolíticas, entre outras. 

Convidamos a todas e todos a ouvir os episódios!

Os episódios podem ser acessados pelo link: Projeto Vozes: Antropologia e educação I – 2023.1.

Equipe docente: Lucía Eilbaum, Mariana Pitasse, Júlia Palucci e Maria Vitória Ignácio

notícias

Skip to content