Fotos e resumo da XIV Reunião de Antropologia do Mercosul

12.08.2023

A XIV Reunião de Antropologia do Mercosul de 2023, organizada por professores do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-graduação de Antropologia do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia – foi realizada na Universidade Federal Fluminense entre os dias 1 e 4 de agosto de 2023. Este foi o maior evento de Antropologia dos últimos anos, marcando uma importante fase de “reconexões e desafios a partir do sul global”, tema que impulsionou esta XIV Reunião, pela primeira vez realizada fora do eixo de estados do sul do país. Estiveram à frente da organização a professora Renata de Sá Gonçalves, vice-coordenadora do curso de Antropologia, presidindo o evento, bem como a coordenadora do curso de graduação Deborah Bronz e o coordenador da pós-graduação em Antropologia, Felipe Berocan. Contamos com a atuação fundamental de 93 estudantes da UFF. A cobertura do evento foi feita pelos estudantes de graduação dos cursos de Antropologia, em sua maioria, bem como estudantes de Ciências Sociais e Sociologia, por meio do projeto de extensão de divulgação científica da equipe do @Divulga_Ram que pode ser acessado nas redes sociais @divulga_ram e na série de Podcast DivulgaRAM abrigada pelo Museológicas Podcast.

Toda a programação foi recheada de apresentações culturais e percursos guiados pela cidade de Niterói e Rio de Janeiro, feiras de livros e de artesanato indígena.
Este foi o primeiro grande evento totalmente presencial, pós pandemia, e contou com o apoio da ABA – Associação Brasileira de Antropologia e da participação das associações de antropologia da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e da ALA – Associação Latinoamericana de Antropologia, redes e grupos de pesquisa, pesquisadores, estudantes de antropologia, e de áreas afins, de todo o Brasil e de diversos países da América do Sul. O evento também foi apoiado pela Faperj, CNPq e Capes.

Seguem alguns números:
2.625 credenciados
2.367 resumos aprovados em 133 Grupos de trabalho
4 Conferências
9 Simpósios Especiais
75 Mesas-Redondas
20 Minicursos
10 Oficinas
17 Ensaios Fotográficos
22 Produções audiovisuais
8 Produções Sonoras
73 Livros e Revistas lançados
Reuniões, atividades culturais, feira de livros e de artesanato!
4 pré-eventos
Créditos das fotos: Marcelo Valle