Laboratórios e Núcleos de pesquisa

 

NUFEP – Núcleo Fluminense de Estudos e Pesquisas

Salas: 225 (acervo), 229 e 233 – Bloco P, ICHF-UFF
Coordenação: Prof. Fabio Reis Mota
Professores do GAP vinculados: Profs. Ana Paula Mendes de Miranda,
Edilson Marcio Almeida da Silva, Felipe Berocan Veiga e Lucia Eilbaum.
Professores do PPGA vinculados: Profs. Roberto Kant de Lima,
Marco Antonio da Silva Mello, Simoni Lahud Guedes (in memoriam),
Delma Pessanha Neves e Lenin Pires.
Professor fundador: Prof. Luiz de Castro Faria (in memoriam)
Linhas de pesquisa: Antropologia Política, Antropologia do Direito,
Antropologia do Poder, Antropologia Urbana, Meio Ambiente e Conflitos Identitários.
Rede institucional: INCT-InEAC – http://ineac.uff.br
Diretórios Grupos de Pesquisa CNPq:

Ana Paula Mendes de Miranda – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/480757
Fabio Reis Mota – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/375171
Felipe Berocan Veiga – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/599546

Lucia Eilbaum – http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/507217
Ano de criação: 1994

O NUFEP foi criado em 1994 a partir da mobilização de um grupo de professores, estimulados pelo antropólogo Luiz de Castro Faria. Em 2009, tornou-se sede do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (INCT-INEAC). Os projetos desenvolvidos buscam analisar os processos de administração institucional de conflitos em perspectiva comparada. Dois ambientes empíricos concentram as abordagens dos pesquisadores: as políticas públicas ambientais envolvendo pescadores artesanais e os sistemas de segurança pública e de justiça criminal. No primeiro, procura-se analisar a administração dos chamados conflitos ambientais envolvendo os pescadores, instituições do Estado e outros atores que participam das disputas por recursos naturais e pelo controle material e simbólico do espaço público. No segundo, busca-se analisar, também de forma comparada, os conflitos e as formas de administração de instituições e atores vinculados às áreas da Segurança Pública e da Justiça Criminal.

LEECCC – Laboratório de Etnografia e Estudos em

Comunicação, Cultura e Cognição

Sala: 213 – Bloco P, ICHF-UFF
Coordenação: Prof. Júlio César de Souza Tavares
Linhas de pesquisa: Antropologia da Diáspora Africana,
Antropologia do Corpo e da Imagem, Antropologia da Linguagem,
Estudos em Comunicação, Cultura e Cognição.
Página na internet: http://www.proppi.uff.br/leeccc/
Facebook: https://www.facebook.com/LEECCC.UFF/
Ano de criação: 2003

Organizado em 2003 como Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Cognição, o LEECCC nasceu com o objetivo de enfatizar a etnografia como suporte metodológico em diferentes frentes de pesquisas, extensão acadêmica e consultoria/tutoria intelectual. O LEECCC torna-se uma iniciativa abrangente ao recortar e interligar os campos da Cultura, da Comunicação e da Cognição.  Nele, inúmeros projetos são desenvolvidos por meio da valorização da docência, pesquisa, consultoria e extensão em áreas que, prioritariamente abordem de modo translacional o triplo C,  instalado na sigla LEECCC.  O eixo analítico principal do Laboratório é a compreensão do fenômeno da interação social e da transmissão de regimes de representação, sobretudo os dispositivos de comunicação, as politicas de exclusão, identidade e afirmação. Nesse sentido, as diretrizes de  estudos do LEECCC apontam para as seguintes linhas de pesquisas: (1) África e Diáspora Africana: Modernidade e Colonialidade; (2) Performances, Corporeidade e Cognição; (3) Mídia e Representação Étnico-racial; (4) Etnografia de Ambientes e Processos Comunicativos;  (5) Cultura e Cognição.

NEOM – Núcleo de Estudos do Oriente Médio

Sala: 215 – Bloco P, ICHF-UFF
Coordenação: Prof. Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto
Vice-coordenação: Profa. Gisele Fonseca Chagas
Professora do GAP vinculada: Profa. Mirian Alves de Souza.
Linhas de pesquisa: Antropologia do Oriente Médio,
Etnicidade e Nacionalismos, Transnacionalismo e Diásporas,
Antropologia da Religião, Ritual e Simbolismo.
Diretório Grupo de Pesquisa CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/583906
Facebook: https://pt-br.facebook.com/neomuff/
Ano de criação: 2003

O NEOM foi criado em 2003 pelos professores (coordenadores): Dr. Paul Edouard Amar (University of California), Dr. Paulo Gabriel Hilu da Rocha Pinto (PPGA, UFF) e Dra. Ella Shohat (Middle East Studies, NYU). Tem por objetivo criar uma estrutura acadêmica que possa atender à crescente demanda de informação e análises sobre temas ligados a esta região e às comunidades diaspóricas, de populações originárias ou ligadas a esta região. Além da importância política e social do tema, a criação de uma massa crítica de saberes sobre o Oriente Médio e suas diásporas traz novos horizontes comparativos e novas áreas de diálogo teórico para as ciências sociais no Brasil.

NEMO – Núcleo de Estudos da Modernidade

Sala: 217 – Bloco P, ICHF-UFF
Coordenação: Profa. Laura Graziela Figueiredo Fernandes Gomes
Linhas de pesquisa: Antropologia das Sociedades Complexas,
Antropologia Econômica, Antropologia do Consumo,
Antropologia da Mídia, Cultura Digital – Cibercultura.
Página na internet: http://www.uff.br/nemo/
Facebook: https://pt-br.facebook.com/NEMO.UFF/
Ano de criação: 2004

O NEMO está vinculado ao Departamento de Antropologia (GAP) e ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal Fluminense, tendo sido criado em 2004 pelas Professoras Laura Graziela F. F. Gomes (GAP/PPGA/UFF), Leticia Veloso (GSO/UFF), Livia Barbosa (CAEPM/ESPM/SP) e Fátima Portilho (CPDA/UFRRJ). Seu objetivo é criar uma estrutura acadêmica que viabilize recursos para o desenvolvimento de projetos de professores e alunos interessados no tema da modernidade numa perspectiva comparada, multidisciplinar, que abarque suas diferentes tradições, aspectos e dimensões, especialmente no que diz respeito ao fenômeno da urbanização em geral, consumo, cultura material/imaterial, novas formas de sociabilidade, trocas e circulação de bens, em especial a partir da cultura digital (redes sociais, cibercultura).

NEPESS – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Esporte e Sociedade

Sala: 209 – Bloco P, ICHF-UFF
Coordenação: Prof. Luiz Fernando Rojo Mattos
Professora fundadora: Profa. Simoni Lahud Guedes (in memoriam)
Linhas de pesquisa: Esporte e Sociedade, Antropologia dos Esportes,
Antropologia do Corpo, Antropologia do Gênero, Jogos e Sociabilidade.
Página na internet: http://nepess.blogspot.com/
Facebook: https://www.facebook.com/nepess/
Ano de criação: 2005

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Esporte e Sociedade foi criado em 2005  tem como objetivo contribuir para o avanço dos estudos sobre o esporte, a partir da perspectiva das Ciências Sociais e Humanas. Os encontros do NEPESS acontecem regularmente na sala 209 – Bloco P do Campus Gragoatá da UFF em Niterói. Mesmo com essa vinculação física à UFF, um dos princípios básicos do NEPESS é ser aberto à participação de pesquisadores de diversas outras universidades e faculdades. Temos em nossa equipe Antropólogos, Sociólogos, Historiadores e cientistas da Educação Física e de Letras da UFF, UFRJ, UERJ, FGV, Museu Nacional e PUC. Esses pesquisadores têm trabalhos que enfocam temas como Estádios e Torcidas, Gestão Esportiva e Mercado, Mídia esportiva e Narrativas e Corpo e Gênero, tendo como objeto não apenas o futebol, mas o conjunto das práticas esportivas. O NEPESS tem a revista Esporte e Sociedade (www.esportesociedade.com) como seu mais importante produto, cujo primeiro número foi publicado em novembro de 2005. Desde então a revista vem consolidando sua importância nacional e internacionalmente.

GEAM – Grupo de Estudos Amazônicos e Ambientais

Sala: 220 – Bloco P, ICHF-UFF
Coordenação: Profa. Eliane Cantarino O’Dwyer
Vice-coordenação: Profa. Deborah Bronz
Professora do PPGA vinculada: Profa. Delma Pessanha Neves
Linhas de pesquisa: Estudos Amazônicos, Antropologia e Meio Ambiente, Etnicidade e Estado, Conflitos Socioambientais, Antropologia do Desenvolvimento.
Diretório Grupo de Pesquisa CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/23479
Ano de criação: 2005

Criado em 2005, o Grupo tem como foco a produção de conhecimento sobre populações tradicionais e situações de emergência étnica envolvendo comunidades remanescentes de quilombos e povos indígenas na Amazônia, pretende contribuir para a construção de uma antropologia do presente, do mundo em mudança e suas histórias, afastada de qualquer pressuposto da Amazônia como o lugar de uma “fenda selvagem”, que termina por negar a especificidade da diversidade. A reflexão sobre as experiências de pesquisa e trabalhos de assessoria e consultoria pelos membros do grupo junto a órgãos governamentais, Ongs e movimentos sociais, pretende igualmente produzir subsídios que possam fornecer a base para atuação na área de formulação de políticas públicas e formas de intervenção que não apenas possibilitem a reprodução das relações e categoriais sociais, mas também a garantia das condições para a perpetuação de tradições culturais e dos modos de vida dos grupos étnicos e sociais que reivindicam o direito à diferença cultural, à reprodução de suas práticas econômicas e sociais, bem como o respeito pelos seus saberes tradicionais e territorialidades específicas.

NARUA – Núcleo de Estudos Artes, Rituais e Sociabilidades Urbanas

Salas: 201 e 205 – Bloco P, ICHF-UFF
Coordenação: Profa. Renata de Sá Gonçalves
Vice-coordenação: Prof. Nilton Silva dos Santos
Professores do GAP vinculados: Profs. Daniel Bitter, Alessandra Siqueira Barreto,
Ana Lúcia Ferraz e Simone Pondé Vassallo.
Linhas de pesquisa: Antropologia da Arte, Ritual e Simbolismo,
Cultura Popular, Processos Patrimoniais, Antropologia Urbana.
Diretório Grupo de Pesquisa CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/33177
Página na internet: http://www.narua.uff.br/
Facebook: https://www.facebook.com/naruauff/
Ano de criação: 2010

O Núcleo de pesquisa NARUA foi criado em 2010, agregando professores e estudantes que desenvolvem pesquisas etnográficas, estudo de narrativas orais, escritas, sonoras e visuais, articulando o campo das sociabilidades urbanas aos modos de significação. Com foco na tradição de estudos da antropologia urbana e da análise simbólica e ritual, seus integrantes compartilham o interesse pelos estudos da organização social do meio urbano, dos circuitos rituais, artísticos e festivos, estudos da vida social dos objetos e dos processos de patrimonialização, níveis de cultura, carreiras e trajetórias, mediação sociocultural, papéis sociais e os arranjos sócio-culturais entre diferentes domínios e planos da realidade. O Núcleo organiza encontros regulares periódicos com professores e alunos e os Seminários NARUA.

LAB – Laboratório do Filme Etnográfico

Sala: 238 – Bloco P, ICHF-UFF
Coordenação: Profa. Ana Lúcia Marques Camargo Ferraz
Professores do GAP vinculados: Profs. Alessandra Siqueira Barreto,
Daniel Bitter, Joana Miller, Renata de Sá Gonçalves, Nilton Silva dos Santos
Linhas de pesquisa: Antropologia Visual, Antropologia da Imagem,
Cinema e Vídeo Etnográfico, Etnografia Urbana, Ritual e Simbolismo.
Página na internet: http://www.labfilmeetnografico.uff.br/
Ano de criação: 2011

O Laboratório do Filme Etnográfico, criado em 2011 na UFF, é um espaço de formação, debate, produção e análise de filmes etnográficos, privilegiando a articulação entre pesquisadores, alunos e professores do Departamento de Antropologia, em interlocução com outros departamentos e laboratórios da UFF. O Laboratório do Filme Etnográfico promove articulações permanentes por meio da organização de encontros, seminários e oficinas periódicas. No Laboratório, a análise de processos sociais mediada pelo audiovisual no estudo das formas expressivas populares em suas variadas acepções – narrativas orais, dança, teatro, música – tem como importante ponto de encontro o uso crítico e reflexivo da fotografia, do som, e especialmente, do filme etnográfico. A reflexão acerca de metodologias de pesquisa empírica e a experimentação dessas linguagens são nesse espaço meios privilegiados de interlocução e compartilhamento dentro e fora da Universidade. Situado no campus da UFF Gragoatá, em Niterói, o Laboratório é infraestrutura que estimula a produção audiovisual na pesquisa etnográfica, formando alunos, professores e pesquisadores na área.

Cosmopolíticas – Núcleo de Antropologia

Salas: 226 e 230 – Bloco P, ICHF-UFF
Coordenação: Prof. Antônio Carlos Rafael Barbosa
Vice-coordenação: Profa. Ana Claudia Cruz da Silva
Professoras do GAP vinculadas: Profas. Joana Miller e
Lydie Oiara Bonilla Jacobs.
Fundadores: Profs. Tania Stolze Lima e Ovídio de Abreu Filho
Linhas de pesquisa: Etnologia Indígena, Antropologia e Filosofia,
Antropologia dos Grupos Afro-Brasileiros, Antropologia Simétrica, Críticas da Antropologia.
Diretório Grupo de Pesquisa CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/36101
Página na internet: http://www.cosmopoliticas.uff.br/
Facebook: https://www.facebook.com/cosmopoliticas1/
Ano de criação: 2013

O Cosmopolíticas é um núcleo criado em 2013, voltado para  pesquisas de antropologia e etnologia indígena que se propõe a articular experiências etnográficas distintamente situadas, a fim de promover conexões transversais entre movimentos minoritários, tradições de pensamento ameríndias, afrobrasileiras, antropológicas e filosóficas. Pretende criar uma reciprocidade de perspectivas entre essas práticas de sentido e regimes de diferença, envolvendo-se assim em uma tarefa de aprofundamento das consequências que as discussões recentes de antinomias antropológicas como natureza e cultura ou ontologia e epistemologia têm para o desenvolvimento de modelos etnográficos mais afins às intenções de uma antropologia simétrica.

LEPECS – Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em

Ciências Sociais, Educação e Saberes

Sala: 210 – Bloco P, ICHF-UFF
Coordenação: Profa. Alessandra Siqueira Barreto
Professores do GAP vinculados: Profs. Ana Cláudia Cruz da Silva,
Ana Lúcia Marques Ferraz, Daniel Bitter, Nilton Silva dos Santos,
Renata de Sá Gonçalves e Simone Pondé Vassallo.
Linhas de pesquisa: Antropologia e Educação, Antropologia do Conhecimento,
Saber e Diversidade Cultural, Práticas Educacionais, Antropologia Urbana.
Diretório Grupo de Pesquisa CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/383271
Página na internet: http://www.lepecs.uff.br/
Ano de criação: 2013

O Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais, Educação e Saberes (LEPECS), criado em 2013 sob a coordenação da profa. Alessandra Barreto, congrega docentes e discentes dos Departamentos de Antropologia, de Sociologia, assim como dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), em Sociologia (PPGS), em Cultura e Territorialidades (PPCULT), e da Faculdade de Educação (UFF). O Laboratório está estruturado em três Núcleos Temáticos: 1- Carreiras, políticas públicas para educação e metodologias inovadoras; 2- Culturas, saberes, tradições populares e patrimônio cultural e 3- Análise e produção de conteúdos de material didático. O objetivo do LEPECS é desenvolver infraestrutura adequada para a consolidação de um espaço de formação, debate e articulação entre alunos e professores e os demais envolvidos, relacionando a formação docente às práticas de pesquisa e extensão a fim de promover o desenvolvimento de habilidades e competências que julgamos adequadas ao licenciado em Ciências Sociais. O laboratório constitui ainda um esforço para reestruturação do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFF, consolidando parcerias e buscando novas frentes de diálogo e ação. A reflexão acerca de metodologias de ensino e pesquisa empírica e a experimentação de diferentes linguagens e práticas são meios privilegiados de interlocução e compartilhamento dentro e fora da Universidade, tanto com escolas da rede pública, quanto com outros atores da sociedade civil.

CONATUS – Laboratório de Pesquisa sobre

Corpos, Naturezas e Sentidos

Sala: 207 – Bloco P, ICHF-UFF
Coordenação: Profa. Olivia von der Weid
Professores do GAP vinculados: Prof. Luiz Fernando Rojo e Profa. Graziele Cristina Dainese de Lima
Linhas de pesquisa: Antropologia do Corpo e da Saúde,
Estudos sobre Deficiência, Antropologia da Percepção e dos Sentidos,
Natureza e Cultura, Relações Interespecíficas.
Diretório Grupo de Pesquisa CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/504177
Ano de criação: 2019

Criado em 2019, o laboratório reúne pesquisas que incluem nos horizontes de investigação as inter-relações natureza-cultura, social-biológico, na compreensão das formas de vida. Atenta-se para o papel desempenhado por naturezas humanas e não-humanas como agentes na produção de sentido e participantes ativos na composição dos mundos sociais. Os projetos desenvolvidos também analisam a situação social de pessoas com deficiência e as ações de acessibilidade e inclusão problematizando os pressupostos de normalidade presentes em instituições, políticas ou pedagogias. Procura-se investigar as práticas e as experiências vitais dos organismos, desvendando os modos de existência e mundos significativos que se constituem na relação entre corpos distintivamente constituídos, meios culturais e ambientes específicos. Tal posicionamento demanda práticas de desfamilizarização com certos hábitos enraizados nos modos corponormativos de se fazer as coisas na vida cotidiana e nas metodologias científicas. A conexão com o campo artístico vem sendo acionada como dispositivo que permite a criação de outras modalidades de atenção, percepção e construção de conhecimento na pesquisa antropológica.

Localização e Contato

 

Coordenação do curso de Antropologia: Professora Joana Miller
Secretário do curso de Antropologia: Jeovah Pires Vieira de Souza
Atendimento: segunda a sexta, das 14h às 20h   Telefone: (21) 2629-2934   E-mail: gao.egh@id.uff.br
Endereço: Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco P - sala 204, São Domingos - CEP 24210-201, Niterói, RJ - Brasil
 
Chefia do Departamento de Antropologia: Professora Olivia von der Weid
Subchefia do Departamento de Antropologia: Professora Graziele Cristina Dainese de Lima
Secretário do Departamento de Antropologia: Fernando Notare
Atendimento: segunda a sexta, das 11h às 17h   Telefone: (21) 2629-2225     E-mail: gap.egh@id.uff.br
Endereço: Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco O - sala 520, São Domingos - CEP 24210-201, Niterói, RJ - Brasil