Estrutura curricular

Em consonância com as novas diretrizes curriculares, o curso é composto por 2 eixos disciplinares: específico e complementar.

O eixo específico reúne as disciplinas oferecidas pelo Departamento de Antropologia e engloba vinte e três (23) disciplinas. 

  • 6 (seis) disciplinas teóricas: Introdução à Etnografia, Antropologia I, Antropologia II, Antropologia III, Antropologia IV e Antropologia V.
  • 5 (cinco) disciplinas de atividades de pesquisa: Prática de pesquisa I, Prática de Pesquisa II, Ensaio Bibliográfico, Trabalho de campo orientado e Trabalho de conclusão de curso. 
  • 3 (três) disciplinas optativas de ênfase em Antropologia.
  • 1 (uma) disciplina optativa de Etnografia Especial.
  • 8 (oito) disciplinas optativas em Antropologia.

O eixo complementar compreende nove (9) disciplinas oferecidas por outros Departamentos: História, Sociologia, Ciência Política, Filosofia e Psicologia. O estudante deverá cursar disciplinas de, pelo menos, três departamentos.

Além de cursar as disciplinas distribuídas nos eixos acima mencionados, o estudante poderá também cumprir uma carga horária de 120 horas referentes a atividades complementares, que equivalem a duas disciplinas optativas em Antropologia.

Observação: Em função das atividades de pesquisa obrigatórias do Curso de Graduação em Antropologia, atividades de pesquisa não serão consideradas como parte da carga horária de Atividades Complementares. Esta organização curricular exprime uma concepção de curso que valoriza uma sólida formação teórica e um consistente treinamento em pesquisa.

Algumas orientações devem ser destacadas para que o estudante usufrua da melhor maneira o amplo coeficiente de escolha de disciplinas, de modo que possa traçar seu percurso pessoal sem comprometer sua formação básica:

Desde o seu ingresso no primeiro período do curso de Antropologia, o estudante deve familiarizar-se com as diversas linhas de pesquisa do Departamento de Antropologia, conhecer seus professores e suas respectivas áreas de atuação. A iniciativa do estudante, o permanente esforço de explorar as possibilidades e de ter consciência de suas afinidades no campo da Antropologia são fundamentais para a definição de sua trajetória ao longo do curso.

O estudante deve procurar conhecer os demais departamentos (História, Sociologia, Ciência Política, Filosofia e Psicologia) para informar-se sobre as disciplinas ofertadas e fazer suas escolhas adequadamente. O estudante poderá escolher qualquer disciplina do amplo leque de ofertas de cada um dos Departamentos citados. Para definir suas escolhas, o estudante deve priorizar disciplinas que se relacionem mais diretamente com os seus interesses de aprofundamento e de interlocução com a Antropologia.

O estudante, conforme seu interesse, deve escolher, pelo menos 3 (três) disciplinas optativas de ênfase em Antropologia (de um conjunto de 16 disciplinas). A inclusão das Atividades de Pesquisa Orientada como disciplinas obrigatórias, cursadas nos dois últimos anos, reforça o destaque na pesquisa empírica. Desse modo, são garantidos ao estudante o treinamento em trabalho de campo (Prática de Pesquisa I, II), o estímulo à reflexão e o domínio de uma bibliografia específica (Ensaio Bibliográfico).

A ordem destas disciplinas é sugerida na grade de horários incluída neste site, mas pode ser alterada de acordo com o interesse do estudante. As disciplinas Trabalho de Campo Orientado e Trabalho de Conclusão de Curso complementam a formação do estudante estimulando a experiência de pesquisa de campo e a escrita de um trabalho final.

                                                                                                                  

Localização e Contato

 

Coordenação do curso de Antropologia: Professora Joana Miller
Secretário do curso de Antropologia: Jeovah Pires Vieira de Souza
Atendimento: segunda a sexta, das 14h às 20h   Telefone: (21) 2629-2934   E-mail: gao.egh@id.uff.br
Endereço: Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco P - sala 204, São Domingos - CEP 24210-201, Niterói, RJ - Brasil
 
Chefia do Departamento de Antropologia: Professora Olivia von der Weid
Subchefia do Departamento de Antropologia: Professora Graziele Cristina Dainese de Lima
Secretário do Departamento de Antropologia: Fernando Notare
Atendimento: segunda a sexta, das 11h às 17h   Telefone: (21) 2629-2225     E-mail: gap.egh@id.uff.br
Endereço: Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, Bloco O - sala 520, São Domingos - CEP 24210-201, Niterói, RJ - Brasil