História

O Departamento de Antropologia foi criado pela Resolução n° 118/84, do Conselho de Ensino e Pesquisa da UFF, em 15 de dezembro de 1984, por divisão do Departamento de Ciências Sociais, do qual se desmembrou também, na mesma época, o Departamento de Ciência Política.

A Antropologia começou a ser ensinada, em 1947, ainda na Faculdade Fluminense de Filosofia, da qual se origina o ICHF, por um ex-aluno de Arthur Ramos. Em 1948, assumiu a cadeira o professor Luiz de Castro Faria, com a colaboração da professora Talita de Oliveira, também ex-aluna de Arthur Ramos. De acordo com a legislação, a Antropologia era ensinada no curso de Geografia e História da Faculdade Fluminense de Filosofia, na primeira e segunda séries, e também nos cursos de Enfermagem, na primeira série, e no de Serviço Social, como matéria especial. Nessa época, a ênfase dos programas de curso de Antropologia é culturalista, predominando os temas relacionados à fricção interétnica.

Em 1964, ocorre a criação do curso de Ciências Sociais e a fundação do Departamento de Ciências Sociais – do qual o professor Castro Faria foi o primeiro chefe – na Universidade Federal Fluminense, congregando os professores de Antropologia, Ciência Política e Sociologia que vieram a constituir-se em suas áreas. Com a Reforma Universitária, em 1968, a Antropologia passa a ser ensinada para diversos cursos da UFF, estando presente de forma significativa, em especial, nos cursos de Ciências Sociais e História.

Atualmente, o Departamento de Antropologia conta com diversas disciplinas no ementário da universidade, oferecidas a diversos cursos de graduação por um corpo docente de 24 professores doutores. Atende aos cursos de Antropologia, Ciências Sociais e Sociologia dentro do ICHF e ainda aos cursos de Geografia, História, Psicologia, Comunicação Social, Jornalismo, Cinema e Vídeo e Relações Internacionais.

Possui cursos de Mestrado e Doutorado em Antropologia, dentro do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA), criado em 1994. Os professores do Departamento, além de suas atividades docentes, realizam pesquisas em diversas áreas da Antropologia, em projetos individuais ou integrados, incorporando inclusive pesquisadores de outros departamentos.

Localização e Contato

Coordenação do curso de Antropologia: Professora Joana Miller
Secretário do curso de Antropologia: Jeovah Pires Vieira de Souza
Atendimento: segunda a sexta, das 14h às 20h   Telefone: (21) 2629-2934   E-mail: gao.egh@id.uff.br